top of page

Um bom Plié


Um bom plié

Você sabia que o plié é um dos passos mais importantes do ballet? Eles estão em praticamente todos os passos, no início e no fim de cada salto, nas piruetas, nas transições de uma posição para outra, enfim para dançar ballet precisamos primeiro executar um bom plié rsrs.


É um dos primeiros movimentos que você aprende no ballet e vai praticá-lo em todas as aulas, enquanto você dançar. Mas você nunca pode esquecer de sua importância, e de executá-lo corretamente. Um plié bem-feito é um dos principais fatores na busca por uma vida longa de dança sem lesões.


Então vamos explicar um pouquinho para vocês sobre como fazer um demi-plié. Demi-plié significa meia flexão das pernas, e pode ser feito em todas as posições dos pés (para iniciantes indicamos somente na 1ª, 2ª e 3ª posição).


É importante se concentrar em manter o alinhamento corporal adequado e não permitir que o cóccix "se curve para baixo" ou seja liberado para trás. A pelve deve permanecer em uma posição neutra, permitindo que a suave curva natural da parte inferior das costas seja mantida. O peso deve permanecer igual nos dois pés, distribuído por todos os dedos.


Enquanto os bailarinos flexionam os joelhos para descer no plié, devem manter o abdômen contraído, as coxas girando para fora e a sensação de alongamento do corpo para cima, apesar do movimento ser para baixo.


O movimento do plié deve ser suave e contínuo, não irregular. Quando se chega ao fundo do plié, a subida deve começar imediatamente. O tempo de descida e subida geralmente deve ser igual.


E aí vamos tentar? Lembrando de começar sempre pela primeira posição dos pés.


29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page