top of page

Ensinamentos do ballet para a vida



O ballet tem muito para ensinar, muito além de saltos, giros e piruetas, o ballet traz ensinamentos para a vida. Vamos te contar 5 desses ensinamentos para levar para sempre com você.


1 – Preparação

Nas aulas de ballet, o professor sempre diz aos alunos para se “prepararem” antes de cada exercício. “Preparar-se” significa colocar os pés na posição correta e concentrar-se no exercício.

Para a nossa vida, sempre que nos preparamos para os desafios e tarefas, os enfrentamos de uma maneira mais positiva e encontramos menos imprevistos pelo caminho.


2 – Aprenda com os erros

Devemos sempre aprender com os erros, não somente os nossos erros, mas daqueles ao nosso redor.

Se alguém está sendo corrigido na aula de ballet, você deve ouvir a correção e se atentar a aplicação na sua própria dança. Se um professor corrige seu movimento, você deve aceitar com humildade e certificar de aplicar o conselho toda vez que dançar. Novamente, na vida, você vai muito mais longe, mais rápido, quando aceita feedback e aprende com os seus erros e de todos.


3 – Quando cair, levante-se

Os bailarinos caem ou cometem erros o tempo todo nas aulas e ensaios, mas sempre levantam e continuam dançando. Não param para dar desculpas ou culpar os outros pela queda ou erro. Na vida, as pessoas vão esbarrar em você ou fazer você tropeçar, seu sapato vai ficar preso no chão, às vezes seu corpo não vai responder o que você deseja... enfim é a vida.

Acontece que se você não parar para dar desculpas ou reclamar, você aproveita muito melhor a sua vida. Experimente.


4 – Respeito

Como bailarinos, aprendemos a respeitar a arte, a disciplina e a etiqueta dentro da sala de aula. Aprendemos também a respeitar aqueles que dançaram antes de nós, respeitar o espaço que dançamos e outros dançarinos.

O respeito é essencial na dança como na vida. Você tem que confiar e respeitar aqueles ao seu redor e aqueles que o ensinam. O respeito dado e recebido na sala de ballet permite que o crescimento e o potencial floresçam. O mesmo é na vida, se você respeitar os outros, seu espaço e seus mentores, você irá crescer e amadurecer da melhor maneira possível.


5 – Autoconhecimento e força

Nós bailarinos sabemos que o núcleo, o centro de nosso corpo, precisa permanecer forte para executarmos os movimentos com facilidade e graça. Todo movimento começa no centro do nosso corpo e se estende para fora. Se o núcleo for forte, os saltos serão mais altos, os giros mais certeiros, e o equilíbrio perfeito em qualquer posição.

Na vida, o autoconhecimento tanto de seu corpo, quanto da sua mente, ajuda você a se mover pela vida. Não que seja fácil, é apenas mais fácil manter o equilíbrio.


E aí, vamos levar esses aprendizados para fora da aula de dança?

397 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page