top of page

Noções básicas de ballet: Tendu




Nesse mês vamos postar por aqui dicas e truques para dominar alguns passos básicos, porém essenciais, do ballet.


Vamos começar pelo tendu.


Battement tendu, ou tendu, é um movimento fundamental do ballet que um bailarino nunca vai parar de executar, não importa se você é apenas um iniciante em sua primeira aula de balé ou o primeiro bailarino de uma companhia de dança.


O tendu é um dos movimentos centrais de todos os passos do ballet, é necessário dominá-lo para executar um bom glissé, um jeté, um grand battement, e até para trabalhar a ponta. Nunca é demais enfatizar a importância de dominar esse movimento aparentemente simples.

Então vamos lá:


- Comece na primeira, terceira ou quinta posição.

- Com o corpo encaixado, deslize o pé sobre o chão com a força dos músculos internos da coxa, levando o pé pelo calcanhar. (atente-se para não movimentar o quadril)

- Continue estendendo a perna até que o calcanhar comece a levantar enquanto empurra o chão com a bola do pé e puxa a ponta, deixando os dedos dos pés em contato com o chão.

- Depois de atingir a extensão total da perna, inverta o processo de volta à posição inicial.


Lembre-se de passar o pé pela meia ponta antes de estender e chegar na posição final. Faça isso tanto no caminho de ida quanto no de volta. Atente-se que o tendu é um movimento único e fluido.


E agora, vamos praticar?

633 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page